segunda-feira, 2 de julho de 2012

Macarons à la crème à l'orange

Deixar os macarons por uma hora descansado antes de assar.



No forno formando o pé


Depois de assados deixar esfriar antes de tirar do suporte


Aplicar o recheio no centro com a ajuda de um saco de confeiteiro




(créditos ao canal Inratable do youtube)



INGREDIENTES:
- 100ml de suco de laranja
- 1 col de sopa de raspas de laranja
- 70g de açúcar
- 1 gema de ovo
- 1 ovo inteiro
- 10 g de maizena
- macarons coloridos com corante laranja feitos segundo a receita:

Macarons receita base

COMO FAZER:

- Em uma panela coloque o suco, a manteiga e metade do açúcar. Leve ao fogo até a manteiga derreter.
- Em uma tigela coloque o ovo inteiro, a gema e o açúcar e bata com um fouet até a mistura ficar branca. Adicione a maizena e bata mais um pouco.
- Assim que a manteiga derreter, leve um pouco dessa mistura quente na tigela com os ovos, misture um pouco e devolva tudo à panela mexendo bem até desgrudar do fundo da panela.
- Desligue o fogo e adicione as raspas. Misture e leve a geladeira até firmar.
- Recheie os macarons.

6 comentários:

  1. Augusto: Eu comecei a brigar com os macarons faz pouco tempo. Estou aguardando o término da construção da minha nova casa e a instalação de um forno elétrico. Acho que somente dessa forma terei condições de ter o ponto de temperatura do forno. Vou olhar a sua receita e tentar novamente. Como estou acima do peso, brincar de fazer macarons vai fazer eu engordar mais um pouco e o cardiologista, que já está com os cabelos em pé, vai ficar mais bravo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas eu só comecei a acertar quando comprei o forno elétrico... é muito difícil acertar a temperatura no forno convencional, existem várias dicas na rede como deixar a porta um pouco aberta, assar na temperatura mínima... entre outras. Mas pra mim nada deu certo. Tem um canal no youtube chamado "Inratable" que ensina uma receita que como o próprio nome do canal diz é "infalível". O vídeo é em francês mas se vc naum entende francês dá pra entender bem seguindo as imagens. Eu tb to acima do peso hehehehe... mas naum consigo parar de comer esses danadinhos...

      Excluir
  2. Boa noite Augusto!! Obrigada por postar a receita dos macarons, isso realmente ajuda muita gente que está na batalha tentando fazer estes benditos macarons... Eu sou uma delas!!! Já perdi as contas de quantas vezes fiz e refiz a receita, e olha que eu fiz um curso em SP, mas nao vem ao caso... O que me atrapalha, primeiro creio que é porque vivo em uma cidade de Praia no Nordeste, tentei no forno à gas e nada, a temperatura me parece muito alta, ainda que meu fogao começe em 140/80º. Bom, depois de pensar muito comprei um forno elétrico Brastemp Clean, mas ele nao tem o ventilador, acontece que faz 2 dias que estou brigando novamente com o forno e nada!!!!!! Gostaria de saber se puder me ajudar, é se o teu forno tem o ventilador?? Se ele tem, pode ser este o motivo porque já fiz tudo que é receita, desde a francesa, o italiano, e nada... Agradeço a atençao!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina… tudo bom? Em primeiro lugar muito obrigado pela visita…
    Então, o meu forno não tem ventilador não… eu mantenho ele o tempo todo em 150 graus … por 20 min no máximo… não tenha medo dele ficar cru nessa temperatura porque vc tem que lembrar de só remover da base na hora que ele estiver totalmente frio… sabe o que eu faço que dá muito certo? Depois que tiro do forno eu levo direto no freezer e deixo uns dois minutos… ele sai mais fácil e sem desmanchar os pezinhos. O que vc disse é verdade, o lugar que vc mora influencia sim… e não adianta alguem falar que não. Porque eu já percebi que não é sempre que eles dão certo e a única variável é o tempo porque eu sempre sigo a receita a risca. Faça sempre com o merengue italiano que é aquele que a gente joga o açúcar derretito a 118 graus sobre as claras batidas… porque esse merengue é mais estável… o resultado é sempre melhor.
    O corante que eu tenho melhores resultados é o em gel que eu adiciono enquanto bato o merengue. Se for usar em pó, jogue e misture no tant-pour-tant (eu acho esse mais difícil de definir que cor fica no final)
    Uma outar coisa que eu sempre recomendo é depois de rechear, deixar na geladeira… ele fica mais úmido por dentro no dia seguinte… mais gostoso.
    Espero ter ajudado…

    ResponderExcluir
  4. Oi Augusto!! Muito obrigada pela pronta resposta, mas vou te fazer mais uma perguntinha e espero nao te incomodar, mas fazer esses macarons pra mim já se tornou uma questao de honra!!!rsrsrsrsrs... Só algumas observaçoes:

    . Quanto tempo vc deixa eles descansando??
    . O forno deve ser ligado quanto tempo antes??
    . O botao seletor tem que estar encima/embaixo??

    Desculpe tantas perguntas, mas cansei de gastar tanto produto e nao dar certo, acredito que muita gente tem estas mesmas dúvidas e também espero estar contribuindo às pessoas que nao acertam a mao com este bendito macaron!! Novamente obrigada!!

    P.S. Prometo postar fotos se conseguir!!! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristina, tudo bem? Vou tentar responder suas perguntas.
    Primeiro: Se vc for usar o merengue italiano não deixa mais do que 30 min. A gente fica achando que precisa formar uma "casca" antes de ir pro forno mas isso não é verdade. Se vc deixar secar demais vai rachar tudo no forno. Não pode ficar muito seco ... deixa só ateh q vc encoste o dedo e ele nao meleque mais a sua mao. 30 min é suficiente. Não esqueça de deixar em uma superfície não muito quente nem muito úmida.
    Segundo: Eu não posso te dizer quanto tempo deve ficar ligado antes porque isso depende muito das condições externas do clima. Se por exemplo estiver um dia muito frio, o forno vai demorar mais pra atingir a temperatura. O meu forno avisa quando chega na temperatura que eu determino. Aconselho que vc compre um termômetro para fornos. Parece frescura mas em matéria de macarons a temperatura é sempre muito importante.
    E por último ligue só o termostato inferior à temperatura de 150 graus e na potencia mínima. O calor deve ser fraco e só por baixo...
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir