sábado, 2 de junho de 2012

Bouillabaisse de Provence (cozinha francesa)


Bouillabaisse de Provence

INGREDIENTES
- Peixe banco (eu usei pirarucu)
- Peixe gorduroso (eu usei sardinha)
- Açafrão
- Alho
- Azeite de oliva (com menor acidez possível, eu usei um 0,4%)
- Duas baquetes
- Bouquet garni
- Cebola
- Alho porró
- Salsão
- Tomates
- 1 laranja
- Salsinha
- Pimenta vermelha
- Pimenta de cheiro (biquinho)
- Extrato de tomate
- Maionese
- Cabeça, espinhas e rabo de peixe para o caldo (eu usei a carcaça de um salmão, é só pedir na peixaria)
- Colorau
- 2 tabletes de caldo de peixe
- sal


COMO FAZER:

MARINADA

- Esprema em uma tigela duas colheres de sopa de alho, uma colher de café de açafrão e três colheres de azeite de oliva. Coloque três colheres de sopa de água quente e coloque os peixes nessa marinhada. Separe os peixes brancos dos gordurosos. Deixe eles marinhando enquanto prepara as outras etapas do prato mexendo de vez em quando para encorporar bem o sabor.






MOLHO ROUILLE

- Essa versão é com maionese pra dar um toquinho brasileiro. Em uma tigela coloque duas colheres de sopa de alho triturado, três colheres de sopa de extrato de tomate, três colheres de sopa de maionese e uma pimenta vermelha picadinha sem as sementes. Reserve.





BOUQUET GARNI
- Pegue um ramo de alecrim, um pouco de manjericão, um pouco de salsa, um pouco de louro e um pouco das folhas do salsão e faça um buquê e amarre com um barbante. Reserve.




SOPA DE LEGUMES

- Lave os legumes. Corte um alho porró em rodelas e corte também em rodelas uns três talos de salsão (não esqueça de retirar a parte dura do salsão com um descascador). Corte duas cebolas também em rodelas e leve numa panela ao fogo com 3 colheres de sopa de azeite de oliva.





CALDO DE PEIXE

- Pegue a espinha, a cabeça e o rabo, coloque na panela e cubra com água. Coloque uma colher de sopa de colorau e o os tabletes de caldo de peixe. Deixe no fogo com a panela tampada por mais ou menos uns 20 min. Coe o caldo e reserve.








- Assim que os legumes murcharem, acrescente 6 tomates cortados em cubinhos. Acrescente a casca de uma laranja e o bouquet grani e deixe soltar um pouco o aroma.



- Adicione o caldo de peixe e deixe cozinhar por uns 40 minutos ou até encorpar e reduzir um pouco.



CROÛTES

- Corte as baquetes em fatias grossas, passe azeite de oliva em cima delas e coloque em uma assadeira no forno quente por uns 10 a 15 min.




- Assim que cozinhou bem adicione um punhado de salsicha picada, deixe uns dois minutos e pode colocar os peixes. É importante que o caldo esteja fervendo bem forte. Não fique mexendo os peixes senão eles desmancham. O tempo de cozimento é rápido, mais ou menos uns dez minutos dependendo do tamanho da panela (coloque pedaços grandes de peixe)
- Assim que estiverem cozidos, retire a casca de laranja e o bouquet garni e jogue fora.



SERVIR
- Sirva os pedaços de peixe com o ensopado por cima. Para acompanhar sirva as croûtes com a rouille. O rouille serve pra colocar no pão, mas eu ponho também no ensopado que fica muuuuuito gostoso. 



Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir